Thursday, June 19, 2008

Mais leilão

Continua a temporada de leilões de arte contemporânea da Sotheby's. No próximo dia 1, em Londres, serão leiloadas obras importantes de Andy Warhol, Jean-Michel Baquiat, Lucio Fontana, Yves Klein, Takashi Murakami e do chinês Zhang Xiaogang, entre muitos outros. Mas a expectativa maior é em relação aos dois quadros abaixo, de Francis Bacon, avaliados em mais de 20 milhões de dólares:
Study for Head of George Dyer
Figure Turning
No mesmo leilão, vejam que gracinha, estará a venda essa obra de Jeff Koons, vendida pela mesma Sotheby's em 2000 por 230 mil dólares. Estimativa atual: 750 mil a 1 milhão de libras. Por incrível que pareça, quem arrematou a peça oito anos atrás se deu bem.
Yorkshire Terriers
É difícil acreditar que haja alguém disposto a pagar tanto por uma bobagem dessas, mas o que está em jogo aqui não é mais arte, é especulação e investimento. Em todo caso, essa escalada de preços me faz lembrar aquelas "pirâmides", em que as pessoas ganham dinheiro fácil às custas da credulidade alheia - até o momento em que faltam otários para bancar a brincadeira. Qual é o lastro dos valores estratosféricos que algumas obras sem qualquer valor estético vêm alcançando?

2 comments:

Unknown said...

ouvi dizer que algumas obras do bacon estavam abandonadas no lixo até pouco tempo..
fiquei pasmo com a notícia...eu adoro o trabalho dele.

nossa, mas esse par de yorkshires aí é muito kitsch.
=p

Tetos de Paris. said...

francis bacon junto ao meu querido lucien freud resolveram estudar psicanálise e se fizeram entender mesmo pra quem não gosta nenhum pouco de arte. fui na exposição do Lucien aqui em Paris, e , sinceramente, vi poucas obras nessa vida com tanta força. agora, KOONS? cara, é sério, eu tento entender como é que pegar um pedaço de aço e polir, depois pintar de rosa choque (ótimo para enfeitar o jardim da sua casa, se você for um milonário com péssimo gosto estético) pode custar TANTO. é ridículo, devia ser processado por se auto-intitular artista.