Sunday, June 01, 2008

Matisse e Joyce

Reunir dois gênios nem sempre dá certo. Em 1935, a Limited Editions Club publicou uma edição do Ulisses, de James Joyce, com ilustrações encomendadas a Henri Matisse. Dois 1.500 exemplares impressos, todos foram assinados por Matisse, mas apenas 250 também levam a assinatura Joyce. Hoje cada um desses exemplares é uma raridade de colecionador e vale cerca de 35 mil dólares, se estiver bem conservado.


Joyce também deveria ter assinado a tiragem inteira, mas ficou aborrecido quando soube que Matisse fizera as ilustrações com base na Odisséia de Homero, e não na leitura de seu romance. Segundo o relato do editor George Macy, é provável que o artista só tenha lido (na tradução francesa de Stuart Gilbert) o suficiente para perceber o paralelo do livro com o clássico grego. Quando perguntaram a Matiosse por que suas ilustrações tinham tão pouca relação com o romance de Joyce, o artista respondeu com franqueza: "Je ne l'ai pas lu".

Vale lembrar que Ulisses ainda era motivo de escândalo em 1933: até apenas dois anos antes, o romance estava proibido nos Estados Unidos.

Nas ilustrações, a capa e alguns dos 26 desenhos de página inteira que Matisse fez para o livro:


1 comment:

Jef Candido said...

hum... então quer dizer que o joyce assinou 250 exemplares sem perceber? hahaha. ler o ulisses não é fácil, que o diga matisse!!