Saturday, October 13, 2007

Galbraith e uma nova era de certezas







Leio, na introdução de um livro antigo, mas fundamental, A era da incerteza, de John Kenneth Galbraith, que o propósito do autor era fazer um cotejo das grandes certezas do pensamento econômico do século XIX com a grande incerteza do momento em que ele escrevia (1977): "No século que passou, os capitalistas tinham plena certeza do êxito do capitalismo, os socialistas do socialismo, os imperialistas do colonialismo, e os dirigentes políticos sabiam que era seu dever dirigir", escreve Galbraith. "Muito pouca dessa certeza existe hoje em dia".

Trinta anos depois, os socialistas estão em crise de identidade, os imperialistas mudaram de estratégia, e os dirigentes políticos dirigem cada vez menos - aliás a política tem cada vez menos importância e é cada vez mais subordinada, justamente, à economia. Mas os capitalistas parecem ter recuperado sua plena certeza no êxito do capitalismo. A confiança hoje globalmente depositada no ideário liberal como único caminho viável para a sociedade é sem paralelos na História - o que se deve em grande parte à falta de um modelo alternativo convincente, é claro.

A não ser que se considere como alternativa viável(e há quem o faça) o requentado populismo de Hugo Chávez e Evo Morales. Quanto a Lula, quem acredita que ele ainda seja de esquerda? Leitura valiosa para quem quiser se aprofundar neste tema é A volta do idiota, de Plinio Apuleyo Mendoza, Carlos Alberto Montaner e Álvaro Vargas Llosa. que será lançado no Brasil em novembro e certamente será assunto de um post futuro. É uma espécie de continuação do Manual do perfeito idiota latino-americano, lançado dez anos atrás.

No comments: