Saturday, November 24, 2007

Do xadrez ao xadrez


A tropa de choque da polícia russa deteve hoje em Moscou manifestantes de oposição, entre eles o ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, depois que eles saíram da rota autorizada para um protesto contra o Kremlin. Uma assessora afirmou que Kasparov, que trocou o xadrez pela política, foi jogado no chão e espancado pelos policiais.

Kasparov é um dos principais críticos do presidente Vladimir Putin. Escolhido pelo movimento da oposição “Outra Rússia” como candidato às eleições presidenciais de março de 2008, ele já declarou que o atual governo é "uma combinação mortal de dinheiro, poder, sangue - e impunidade".

De fato os assassinatos políticos, uma instituição no país desde os tempos do czarismo, continuam acontecendo. Depois de sufocados por décadas de comunismo, os russos estão experimentando agora o outro lado da moeda: o capitalismo selvagem e sem freios, com máfia, corrupção, insegurança jurídica, instabilidade política e econômica.

Para se entender a Rússia hoje recomendo a leitura de três livros: Morte de um dissidente, de Alex Goldfarb e Marina Litvinenko, O laboratório dos venenos, de Arkadi Vaksberg, e Um diário russo, de Anna Politkovskaja.
No vídeo abaixo, o próprio Kasparov fala sobre sua candidatura e sobre o possível risco de um atentado.



Por fim, para matar a saudade do Kasparov enxadrista, o segundo vídeo mostra o final de sua última partida, em que ele foi derrotado por Topalov. Reparem nas mudanças de sua expressão fisionômica, beirando o desespero. Apesar de ter encerrado sua carreira com uma derrota, Kasparov ainda era o melhor enxadrista do mundo ao se aposentar.



Tive a sorte de entrevistar Kasparov quando ele veio ao Rio, em 1995: na época saiu uma página inteira na editoria de esportes do Globo, com o título "Eu odeio Karpov e tudo que ele representa" (Karpov era seu arqui-inimigo no xadrez). Se eu achar a entrevista coloco aqui.

No comments: