Saturday, November 17, 2007

Mais Pirandello




Pirandello volta aos palcos cariocas numa montagem da atriz e produtora Ana Paz: a peça Sonho...ou não? tem direção de Eduardo Tolentino e traz a própria Ana Paz e Giuseppe Oristanio no elenco. Temporada de 23 de novembro a 27 de janeiro no teatro do Oi Futuro.

Agora, complementando o post anterior:

O aspecto mais estranho do meu lapso de memória foi que editei, há poucos meses, uma coletânea de contos de Pirandello, O marido de minha mulher, em mais de um sentido complementar aos dois livros citados. Leitura altamente recomendável:

O adultério segundo Pirandello

Em 12 contos, o escritor italiano reflete sobre a solidão,
o casamento e o absurdo da condição humana

O marido de minha mulher
de Luigi Pirandello
Tradução de Jacob Penteado
Odisséia Editorial

A Odisséia Editorial inaugura sua linha de ficção com uma reunião de contos do dramaturgo e prosador italiano Luigi Pirandello, O marido de minha mulher. São doze contos, publicados originalmente na coleção Novelle per un anno, concebida com a ambiciosa meta de reunir 365 histórias – uma para cada dia do ano.

Além de renovador do teatro moderno, Luigi Pirandello (1867-1936) também escreveu novelas e romances,como O falecido Mattia Pascal. Em O marido de minha mulher, com profundo senso de humor, o autor expõe o ridículo das situações cotidianas, em histórias povoadas de adultérios e personagens tomados por pequenas
e grandes angústias: “Cada qual se veste com a sua dignidade por fora”, escreveu Pirandello, “mas sabe muito bem tudo de inconfessável que se passa no seu íntimo”.

Na história que dá título ao livro, o narrador, consciente da proximidade da morte, especula sobre o provável envolvimento entre sua mulher e seu melhor amigo; em “Um matrimônio ideal”, a dúvida sobre a paternidade confere um caráter trágico ao destino de um homem comum; em “Retorno”, um personagem volta ao povoado natal e não é reconhecido por ninguém.

Em todos os contos deste volume, Pirandello expõe,com ceticismo, graça e melancolia, os sentimentos contraditórios e inconfessáveis que, muitas vezes, entram em conflito com as convenções sociais. Ao revelar a contradição, presente nas situações mais banais, entre a verdade e a ilusão, entre a aparência e a realidade, o autor revela o absurdo da condição humana.

Pirandello afirmava pertencer, desgraçadamente,à categoria dos escritores filósofos, cuja tarefa seria desvendar as infinitas máscaras que camuflam a realidade. Em O marido de minha mulher estão presentes os três motivos explorados pelo autor nesse empreendimento: a ilusão da compreensão mútua, as múltiplas personalidades que cada pessoa carrega dentro de si e o conflito trágico entre a dinâmica da vida e a rigidez das convenções.

No comments: