Sunday, December 02, 2007

Os coveiros da arte

Algumas opiniões sobre a próxima Bienal de São Paulo, a Bienal sem arte e com o vazio, que acontecerá de 19 de outubro e 30 de novembro de 2008:

"É necessário reconhecer um esgotamento no tema bienal, e é por isso coloco uma crítica a partir da própria bienal. (...) Para colocar estes diálogos, proponho um espaço vazio. Não há nada mais claro no universo em suspensão do que um espaço vazio, que o fato de falar de algo inexistente. (...) Ao se ver em um espaço vazio, surgirão dúvidas ao espectador acostumado a paredes cheias. Acho que é um projeto que provocará discussão e sobre o qual há muitas expectativas"
Ivo Mesquita, curador

"Teremos, 23 anos depois, o "Grande Vazio". Nada é mais necessário neste momento do que o vazio, e pode ser bem mais difícil lidar com o vazio do que com o cheio"
Sheila Leirner, curadora da Bienal de 1985

"(...) poderá redefinir a missão da Bienal na contemporaneidade e recuperar a confiança e o respeito esgarçados em anos recentes"
Moacir dos Anjos, curador

"A idéia de um pavilhão vazio já é em si uma grande atitude artística conceitual" Paulo Climachauska, artista

"Enquanto os artistas e suas obras aparecerem como figuração fantasmática dentro uma estrutura fortemente armada em termos não-artísticos, acho difícil avançarmos"
Carmelça Gross, artista

No comments: