Friday, February 29, 2008

A arte contemporânea segundo Calvin

1 comment:

Daniel said...

Hahahahah!!!

So uma palavra pode descrever esse cartoon: perfeito!

Alias, isso ao meu ver é mais arte que muita coisa por ai...

Ah, Luciano, posso fazer uma sugestao? Voce poderia talvez analisar outros tipos de midia artistica que nao fiquem em pinturas, instalacoes e esculturas.

Ao meu entender, a galera da arte contemporanea nao consegue entender seu tipo de critica, e tambem de outros, por ela se referir normalmente às midias artisticas normalmente ja mais complicadas. Agora, quando a gente emprega isso em outros tipos de arte, que possuem midia diferente que a da simples exposicao de um objeto, como literatura e cinema, a galera da arte contemporanea gostaria de excluir certas coisas como arte, e pra isso é necessario que certos criterios minimos fossem observados, (pois senao, como eles vao excluir algo sem um criterio? Excluir sem criterios é ser completamente arbitrario).

Com base nessa ideia da exclusao, eu fiquei pensando. Primeiro tomemos um tipo de cinema que muitos considerariam como artistico, como Godard. E agora, tomemos o "American Pie". Eu duvido, mas duvido, que essa galera da arte contemporanea iria realmente equivaler os dois. Na verdade, a maioria das pessoas que eu conheco que gostam de arte contemporanea chamam tais filmes de "lixo" (quando nao acrescentam o adjetivo "americano"). Mas agora fica a questao: se tudo pode ser arte, se a arte é acriterial, pois ela é por designacao, ela se forma pela vontade do individuo, quem disse que "American Pie" nao é arte? Por que esse filme é um lixo? Por que ele nao pode ser arte? O interessante é que a exclusao desse filme como sendo arte ja tem que se basear na ideia de exclusao conceitual, e, com isso, uma exclusao com base em criterios conceituais.

Eu vejo tal exclusao como justificado, e acredito que voce tambem veria, mas ao menos nos ainda acreditamos em criterios de julgamento da arte, porem, eu gostaria de ver como essa galera pode justificar a exclusao do "American Pie" como filme artistico. Pois se eles gostam de radicalizar, de acriteriar a arte, no fim, eles nao podem realizar tal exclusao...

Fica ae a proposta.

Abracos!

Daniel