Wednesday, March 26, 2008

El Lissitsky & Maiakovsky

"A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo"
(Vladimir Maiakovsky)




Acima e abaixo, poemas de Vladimir Maiakovsky, em composições tipográficas de El Lisstsky (Эль Лисицкий, 1890-1941), arquiteto de formação e artista típico do Construtivismo russo. Os trabalhos de Lissitsky investigam a relação espaço-tempo nas artes visuais: nos chamados Proun (sigla de "novos modos de visão"), ele propôs um tipo de visualidade que anula as três dimensões habituais em espaços abstratos, nos quais os referenciais espaciais se confundem.

Em 1922, El Lissitsky, percorreu diversos países da Europa como enviado especial, uma espécie de embaixador cultural do regime comunista. Foi para essa viagem que ele concebeu uma coletânea de poesias de Maiakovsky, para divulgar a mensagem revolucionária por meio da obra do maior poeta russo. O livro seguiu a estrutura de uma agenda telefônica, com ícones na margem direita para uma fácil localização de cada poesia.






Lisstisky também criou inúmeros pôsteres e fotomontagens, sempre com grande inventividade:



4 comments:

Daniel Miyagi said...

Algum tempo que venho acompanhando, parabens pela qualidade do blog. Incluih na minha lista abraco

Cardo said...

Os artistas soviéticos são muito pouco estudados (por razões óbvias)e são considerados todos na vala comum do realismo socialista, sendo que neste ponto a arte contemporânea ocidental não consegue se livrar da influência dos "donos" do mercado.

Kako said...

Obrigado por apresentar o trabalho de El Lisstsky. Não o conhecia e agora mesmo vou atrás de mais informações sobre ele. E parabéns pelos textos, que são sempre uma ótima leitura.

Eduardo Ferreira said...

Ora, como assim os artistas soviéticos são pouco estudados!? Esse Rick tá com abobrinha na cabeça! Até mesmo porque a influência dos artistas soviéticos foi tão importante para o futuro da arte quanto a do mr. Duchamp! Que seria do minimalismo sem malevich? ou sem Tatlin? ou sem naum gabo, sem pevsner, etc? virge!