Thursday, June 12, 2008

Daniel Senise no MAM


Vai que nós levamos as partes que te faltam, 2008
aquarela sobre papel em alumínio
120 x 1200 cm
Coleção do artista
644 pequenas aquarelas pintadas uma a uma compõem este painel, que reproduz o piso do corredor do apartamento do artista. O título do trabalho foi retirado de um trecho do romance Terra sonânbula, do escritor moçambicano Mia Couto.


Daniel Senise continua leal à pintura. A obra acima está exposta no MAM do Rio de Janeiro. Vale a pena ver.Senise é provavelmente o melhor artista de sua geração - a que surgiu nos anos 80, dando um novo vigor às artes plásticas brasileiras. Ele se destacou pela preocupação com a técnica, cada vez mais rara hoje em dia: para ele pintura também é artesanato.

Nos quadros de Senise não há lugar para o acaso: tudo é milimetricamente pensado. A explicitação dos recursos pictóricos é conjugada a um vocabulário visual denso e atemporal. Smpre problematizando a própria natureza da arte, ele é um artista que não envelhece, ao contrário de outros que aparecem na crista de modismos e depois somem sem deixar vestígios.

Depois de tantas sentenças de morte da pintura, Daniel Senise continua sendo um pintor: sua reflexão sobre o mundo passa pela tela, pelo picel, pela tinta. Ao contrário de tantos artistas de instalações, ele nunca se acomoda, nem se repete. Cada quadro seu, mesmo quando sugere uma experimentação gratuita, traz questões relevantes sobre os limites e os rumos da arte. No conjunto, trata-se de uma obra das mais consistentes, porque sincera e sem artifícios.

Vai que nós levamos as partes que te faltam
MAM - Rio de Janeiro
06 junho - 20 julho de 2008

1 comment:

Pulsões said...

"Depois de tantas sentenças de morte da pintura, Daniel Senise continua sendo um pintor: sua reflexão sobre o mundo passa pela tela, pelo picel, pela tinta." "Cada quadro seu, mesmo quando sugere uma experimentação gratuita, traz questões relevantes sobre os limites e os rumos da arte. No conjunto, trata-se de uma obra das mais consistentes, porque sincera e sem artifícios."
Você mantem essa sua opinião se eu te disser que a maior parte da "manufatura" do trabalho do Senise é feito por uma assistente? Tendo isso em mente, isso diminui o seu trabalho ? Qual é a diferença da "Fábrica" de Koons para a "pequena empresa" de Senise?